Como migrar da rua para a corrida de montanha?

Por Sara Mineira


Correr na montanha é minha vida! Se eu puder lhe dar um conselho, experimente correr em contato com a natureza, pelas trilhas e montanhas.

Eu iniciei na corrida em provas de rua, como a maioria das corredoras. Mas bastou uma vez na montanha para que eu me apaixonasse. Interiorana que sou, foi a deixa para me conectar com minha essência e resgatar minhas raízes.

Há quem diga que, pós-pandemia, haverá um boom de corredores na montanha. Talvez pela flexibilidade de correr em menor quantidade de atletas ou por estar em ambientes totalmente abertos. Ou ainda por já estarmos habituados a levarmos nossa hidratação etc. Mas isso vamos falar daqui a pouquinho.


Dicas para iniciantes no trail run

Se você é uma dessas corredoras que pretende retornar ao esporte e aproveitar para conhecer essa modalidade que tanto cresce, o trail run, aqui vai algumas dicas:

  • Comece seus treinos com quilometragens baixas e vá aumentando aos poucos. Assim como quando começamos a correr na rua, é importante respeitarmos o limite de nosso corpo;
  • Escolha provas com distâncias menores, mesmo que já tenha feito até 42k na rua. Na montanha a percepção de esforço é muito maior;
  • Converse com atletas que já corram na montanha, isso lhe dará uma vivência única. Não tenha vergonha de questionar!
  • Conheça a altimetria (o quanto sobe) e o ganho de elevação (subida acumulada) das provas em que pretende participar. Pode parecer complexo agora, mas isso te trará uma “luz”. Afinal, 5k nunca é apenas 5k numa montanha, por exemplo. Depende de sua dificuldade;
  • Esqueça o pace. Já diria o mestre Sidney Togumi. O trail é resistência e não velocidade. No começo, você pode se frustrar ao ver que cada KM está levando X tempo para completar, mas depois vai entender que são diversos fatores, que não se aplicam a corrida de rua. Por exemplo: a dificuldade técnica do terreno, elevação como disse anteriormente, o clima, se choveu ou não choveu.

Dito isso, você já tem uma base para iniciar na montanha. Quando fizer seus treinos, vai descobrir que é isso que quer para o resto da vida. Sim, você vai se apaixonar!


Equipamentos para trail run

É hora de escolher seus equipamentos de corrida de trail.

Diferente da corrida de rua, em que basta um tênis e vontade de correr, na montanha utilizamos alguns equipamentos para melhor desempenho no treino ou prova.

Um dos principais é a mochila de hidratação ou cinto, dependendo da distância que irá completar.

Todos nós sabemos que a hidratação é de extrema importância na corrida, tanto pré-treino/prova como durante o exercício. Esses acessórios vão te auxiliar no desempenho da atividade. Você também pode utilizar pequenas garrafas ou squeezes que caibam perfeitamente nos bolsos das bermudas de alta compressão para corridas de trilha Grit Trail, como a Garrafa de hidratação BPA Free.


Roupas para corrida de trilha

Isso me lembra que na montanha precisamos estar atentas a nosso vestuário, uma vez que as condições climáticas podem variar em todas suas possibilidades num único treino/prova.

Já iniciei com "aquele" frio e neblina e finalizei... com muito sol! Então, pra você não passar por apertos, aqui vai mais uma dica:

Tenha sempre em mãos casacos esportivos tipo corta vento, preferencialmente resistentes à água. Eles são leves e fáceis de dobrar. E podem ser levados junto aos demais itens na mochila de hidratação. Algumas provas inclusive exigem como item obrigatório que tenha consigo estes casacos.

Escolha calças e bermudas resistentes. Que tenham suas costuras reforçadas, caso eventualmente venha se esgueirar em mata fechada, terá proteção contra galhos. E também evitará um maior desgaste muscular. Novamente, a GRIT Trail se mostra uma excelente opção.

Óculos de sol e viseira são acessórios que também farão toda diferença.

Por fim, escolha um tênis que te traga segurança. Os famosos tênis com grip ou travas.

No final das contas, o que vale é que você se sinta segura e tenha a melhor experiência na montanha que você desejar!

Depois me conta o que achou do seu primeiro treino de trilha. Até lá!


Falando nisso, que tal dar uma olhada nestes produtos?