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Como voltar a correr de forma segura (para você e para todos)

Por Aline Machado

Olá, meninas!

Após mais de 100 dias em casa, algumas cidades do Brasil já começaram com a flexibilização do isolamento social. Será que estamos preparadas para esse tão falado "novo normal"? Como é possível voltar a correr de forma segura? Novos tempos exigem uma nova etiqueta social, planejamento e muita cautela para que a nossa experiência com a corrida seja a melhor possível.



Vale aqui lembrar que atualmente a melhor e mais eficiente maneira de combater o novo coronavírus continua sendo evitar o contato social. Realizar nossos exercícios em casa ainda é a melhor maneira de nos protegermos. Quando decidimos ir treinar ao ar livre, sabemos que mesmo usando todas as medidas de segurança - evitando aglomerações, usando máscara, óculos esportivos e uma boa higienização - não ficamos imune ao vírus. Ainda assim corremos o risco de contrair a doença ou transmiti-la até que exista uma vacina.

Algumas esportistas estão escolhendo correr socialmente distantes em regiões despovoadas e essa é uma ótima opção para voltar a correr ao ar livre. Mas nem sempre isso é possível. Então, se decidir ir correr em lugares mais movimentados, redobre a atenção e tome todos aqueles cuidados amplamente divulgados.

Como correr de forma segura usando máscara?

Pedalar ou correr de máscara não precisa ser tão difícil. É importante ir com calma, não forçar nos treinos, sentir seu corpo, esquecer onde parou e pensar em trilhar um novo caminho. Experimente! Existem diversas máscaras e bandanas feitas especialmente para correr. Eu sugiro que experimente, comece caminhando, depois trote até voltar a correr e permitir que seu corpo se adapte a isso.

Mesmo tentando facilitar as coisas na minha primeira corrida ao ar livre, precisei parar 4 vezes durante o treino para respirar melhor. Isso está acontecendo com a maioria das pessoas. O importante é escolher uma roupa confortável, levar sua água, usar uma máscara que se ajuste ao rosto, relaxar, curtir o vento e a paisagem.

Para uma experiência mais agradável observe, com atenção, alguns detalhes na escolha de sua máscara, na hora de voltar a correr:

  • Máscaras que prendem atrás da cabeça ficam mais estáveis, com menos probabilidade de cair e consequentemente de levarmos a mão ao rosto para ajustá-la.
  • As anatômicas deixam o tecido mais afastado do nariz e da boca, permitindo mais conforto.
  • As com válvula de expiração não ficam tão úmidas e ajudam a eliminação do gás carbônico.
  • Outra opção são as mais maleáveis de microfibra por serem mais respiráveis;
  • Atenção ao tempo de utilização que não pode exceder duas horas ou quando estiver úmida do suor e da respiração.

Mais uma dica importante: tenha paciência com o seu corpo. Dependendo do espessura da máscara e do material utilizado, a circulação do ar é menor. O que pode aumentar os batimentos cardíacos e tornar o treino mais difícil. Por isso, fiquem atentas aos sinais do seu corpo e reduza a intensidade sempre que for preciso.

Como a oxigenação poderá estar mais comprometida, você terá mais chances de sofrer com lesões musculares (já que o oxigênio dá energia aos músculos). Logo, ter uma bermuda de compressão ou de alta compressão que reduz a vibração muscular pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Contar com um top esportivo também irá diminuir as dores - e de quebra, ainda previne a distensão dos ligamentos da mama, que podem causar flacidez.

Em resumo: não podemos relaxar! Sempre que sair de casa mantenha os cuidados com a etiqueta respiratória, mantenha a distância segura, tenha cuidado com os locais contaminados como: botão de elevador, maçanetas, portões etc e higienize sempre suas mãos. Neste "novo normal", o frasquinho de álcool gel é tão importante quanto a squeeze.

Diante de tantas incertezas, muitas de nós não nos sentimos preparadas para voltar às ruas. Saiba que é perfeitamente possível realizar seus treinos em casa. A Authen preparou uma série de conteúdos especiais para você passar por esse momento delicado sem perder o foco na busca pela sua melhor versão. Aproveite!

Um beijo no coração e ótimos treinos!


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