Dicas para treinos intervalados de velocidade | Authen

Continuamos por perto! Entregas no prazo e com a segurança que você merece 💛

Finalizar Compra

Dicas para treinos intervalados de velocidade

Por Jaqueline Weber


Os treinos intervalados de velocidade se apresentaram para mim ainda na escola. Sempre fui muito serelepe, ativa e desbravadora. Por isso, experimentei de tudo: voleibol, futebol, danças, coral, conjunto instrumental, até que descobri o atletismo. E aí não teve jeito, deu match.



Sou atleta de rendimento há 15 anos e através do esporte tive oportunidades incríveis. Me graduei em Educação Física com bolsa de estudos; viajei por mais de 15 países e metade dos estados brasileiros; conheci grandes ídolos do esporte nacional e internacional; representei a seleção brasileira em 5 oportunidades.

Tudo isso correndo rápido. Apenas por 2 minutos e um pouquinho nas provas de 800 metros ou por menos de 4 minutos e meio nos 1500 metros. Mas não subestime as provas conhecidas como “meio-fundo”, elas exigem vários km’s rodados e treinamentos de altíssima intensidade, que particularmente eu adoro (risos).


Dicas para realizar os treinos intervalados de velocidade

Antes dos treinos de velocidade, faça um bom aquecimento

Treinos de velocidade exigem mais de nossa musculatura. Portanto, capriche no aquecimento. Quando compito provas oficiais, começo a aquecer cerca de 1 hora antes de prova! Claro que em treinos esse tempo diminui, pois geralmente realizo mais repetições. Mas, para mim, um bom aquecimento passa por um trote inicial de 5 a 10 minutos, seguido de alongamentos ativos, exercícios de coordenação de corrida e retinhas de aceleração de até 100 metros. Depois disso estou pronta para o desafio!

Procure uma pista!

Sim, nela você consegue e precisa se conectar consigo mesma, exigindo o máximo de concentração para realizar os famosos "treinos de tiro” ou Sprints. Talvez, o fato de ter que completar inúmeras voltas para realizar o treino seja difícil. Mas, acredite, isso vai fortalecer sua mente.

Esqueça o relógio com GPS

Esse é um hábito comum que observamos em corredores amadores. Se você está em uma pista, utilize a metragem que ela possui para completar seus tiros. As oficiais têm, pela raia 1 (interna), 400 metros e assim fica fácil de calcular as distâncias necessárias e utilizar o relógio no modo cronômetro. Além de fazer um treino com a distância totalmente oficial, você condiciona seu corpo ao controle natural do ritmo de corrida, sem depender de um objeto tecnológico para isso.

Controle o ritmo das primeiras repetições

O treinamento intervalado nada mais é que um fracionamento de distância, que nos permite aplicar uma maior intensidade. Mas não se esqueça, a soma total das repetições normalmente alcança uma distância considerável em um pace ligeiramente mais rápido do que estamos acostumados. Portanto, controle as primeiras repetições. Se você se jogar nas primeiras, há muitas chances de não conseguir completar o treino. E falo isso com propriedade, pois já aconteceu algumas vezes comigo (risos).

Escolha um bom tênis

Essa frase parece clichê, mas acredite, durante alguns treinamentos dependendo da distância e intensidade da repetição, eu troco de calçado. Isso pode fazer mais diferença para um atleta de rendimento em comparação a um amador, mas se você fará intervalados de até 500 metros, utilize um tênis com um drop (aquela diferença entre a altura em que seu pé fica apoiado na base do calcanhar do calçado e a altura do apoio da planta do pé dentro do tênis, aquela "curvinha" da sola do tênis) menor, pois além dele geralmente ser mais leve, também é mais responsivo. Quando as repetições forem de distâncias maiores, como 1000 metros, você pode utilizar um calçado com mais amortecimento, mas que não seja tão pesado.

Faça treinos intervalados de velocidade com roupas leves, firmes e confortáveis

Esta é a última dica, porém não menos importante. E aí que a linha SPRINT da Authen pode te ajudar! Procuro sempre me sentir confortável para treinar. E a bermuda de alta compressão Sprint Shoot Clássica é perfeita para isso, pois é uma bermuda projetada para treinos de potência e velocidade. Ou seja, como o próprio nome sugere, é uma bermuda de corrida ideal para quem deseja treinar em distâncias curtas, na intenção de ganhar mais força e fôlego. Mas se o dia estiver mais frio, não tenha medo de se vestir no “modo cebola”. Manga longa, luvas, casaco corta vento e leggings de compressão. A medida que o corpo for aquecendo, você pode ir tirando os acessórios e estará no ponto certo para realizar o treinamento.

Espero que eu possa ter te ajudado com essas dicas. Saiba que eu fico muito feliz em ver tantas mulheres brasileiras, fortes e determinadas, buscando a promoção da saúde através da corrida!

Se quiser saber um pouco mais da minha rotina de treinamentos e trajetória no atletismo, me segue lá no Instagram @jaquelinebweber; E caso tenha alguma dúvida ou curiosidade, envie um direct que assim que possível lhe retorno!

Abraço a todas!


Vai fazer treinos intervalados de velocidade? Então você vai precisar dessas peças: