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O que é a Authen? 

Criada em 2013 pelo norte-americano Christopher Spikes, que se apaixonou pelo Brasil e resolveu empreender por aqui, a Authen conseguiu unir a engenharia americana com a alma brasileira. O resultado dessa mistura, que ainda contou com os princípios do “Design Thinking” e da filosofia “Authenticity”, foi ser a primeira marca de performance exclusiva para a mulher brasileira.



Quem é Christopher Spikes?

O norte-americano Christopher Spikes é o fundador da Authen, marca brasileira que vem conquistando mulheres esportistas do Brasil e do mundo. 

Antes de criar a Authen, Spikes passou por diversas empresas mundiais de prestígio. Ele começou a carreira como engenheiro na Siemens atuando na área de suprimentos, logística e distribuição. Também foi consultor na Bain & Co. em Private Equity e General Practice, assessorando líderes de companhias privadas e “Fortune 500” para resolver problemas mais críticos.

Foi contratado pela Rocket Internet, como Diretor Geral, para fazer o turnaround da Groupon Brasil. Sua missão na época era liderar a reestruturação e transformação de um segmento de negócios de baixa performance. Foi nesse momento que Spikes se apaixonou pelo Brasil e resolveu empreender no país. 

Graduou-se em engenharia mecânica na Grand Valley State Univeristy, onde integrava um dos times de futebol americano com mais vitórias no país. Também obteve seu mestrado em administração de empresas pela Univeristy of Chicago Booth School of Business com foco em finanças e economia. 


Qual a origem do nome Authen?  

A inspiração para o nome Authen surgiu da palavra grega “authentikos”, que no latim é “authenicus”. A etimologia desse termo vem da junção de “AUTO” (aquele que age por conta própria) com “HENTES” (aquele que faz). Esses conceitos estão enraizados na filosofia de autenticidade e também no existencialismo, dois pontos de inspirações diretas para o CEO e criador da marca.  

Tudo o que a Authen faz, da gestão até a criação de peças, possui essa autenticidade. O slogan da marca - a melhor versão de si mesma - também traduz isso.  Afinal, é necessário entender que somos livres para fazer escolhas independente de fatores externos. A partir disso, podemos alcançar o melhor em qualquer aspecto da vida. 


Por que a Authen é sucesso entre as corredoras? 

  • Todos os produtos Authen são co-criados e testados por mulheres reais, que treinam para buscar a melhor versão de si mesma!  
  • Modelagem projetado exclusivamente para o biotipo de mulher brasileira.
  • Aplica a engenharia americana em cada peça com tecnologias exclusivas para diferentes propósitos, como, o sistema Pressus Pro® que oferece alta compressão e o sistema anti-flacidez, que é aplicado nos tops Authen


Fatos e números:   

  • Está presente em todas as importantes multimarcas do Brasil, totalizando 400 PDV´s no país.
  • Desde o lançamento apresenta um crescimento médio de faturamento em torno de 200% por ano.
  • Participa ativamente de corridas de rua com venda direta para as mulheres. São cerca de 100 corridas por ano. 
  • Tem a bermuda de corrida feminina mais vendida do Brasil, a bermuda Grit

Para saber mais sobre a marca, conheça o Manifesto Authen.


Como a Authen oferece performance exclusiva para a mulher brasileira? 

A Authen uniu a engenharia americana com a alma da mulher brasileira. Quando o engenheiro Christopher Spikes, chegou ao Brasil, em 2010, percebeu que o país estava atrasado em relação às modalidades esportivas, principalmente na corrida de rua se comparado com os EUA. 

Também observou que as marcas internacionais tinham tecnologia para o esporte, mas não eram otimizadas para o corpo da mulher brasileira. Já as marcas fitness nacionais entregavam boa modelagem, mas infantilizavam a mulher. Além disso, não ofereciam ferramentas para a realização de esportes mais intensos, como, a corrida. 

A partir dessa oportunidade de mercado, a Authen surgiu para oferecer peças autênticas, que ajudam como um todo a prática esportiva feminina, reforçando a alma brasileira. Ou seja, os produtos da marca são projetados para que o corpo tenha um menor desgaste, possibilitando que a mulher brasileira possa treinar por mais tempo, com mais força e mais frequência. 

O processo de criação das peças Authen não difere do processo de criação de qualquer máquina ou instrumento. Uma boa roupa de performance esportiva também precisa de engenharia. No caso da a Authen, a marca usa engenharia e “design thinking” ou seja, mistura perspectivas do marketing e conceitos de design com a engenharia. O resultado é uma metodologia sistemática para entregar inovação à corredora.

Além disso, a marca conta com um time de mulheres reais, composto por esportistas amadoras e profissionais, que entendem as necessidades e frustrações das corredoras e testam 100% das peças antes de estarem no mercado. Isso é primordial para a aceitação e crescimento extraordinário da marca entre as corredoras brasileiras.


Para conhecer o time de esportistas Authen, clique aqui!



Onde a Authen produz? 

A sede da Authen fica no Rio de Janeiro. Afinal, seu criador e CEO largou os EUA para poder morar na capital carioca e usufruir toda a beleza do Rio. Mas a produção e o QG de criação e desenvolvimento estão em São Paulo.  


Contato para Imprensa 

Pace Comunicação

(11) 5041-1165

contato@pacecomunicacao.com.br


Na mídia

Veja o que andam falando sobre a Authen por aí!